Anne with an E x Anne dos livros
- Stephanie Bastos
- 11 de fev. de 2020
- 5 min de leitura
Este é o post definitivo para tirar todas as suas dúvidas da Anne com E da Netflix e a Anne de Green Gables da literatura.
Se você acabou de terminar de maratonar a terceira temporada de Anne com E na Netflix, e descobriu que esta seria a última temporada a ser lançada, e teve uma pequena crise de mistura de sentimentos, entre a alegria do final feliz da Anne, e a sede de muitas outras temporadas, bom, seja bem vindo ao time!
Cá entre nós, o gostinho de 'quero mais' foi deixado nos corações dos telespectadores desta série tão cativante. Talvez sua esperança tenha sido acesa quando você descobriu que Anne with an E é baseada numa série de livros do início do século XX, escritos por Lucy Maud Montgomery. Então agora é só ler os livros que você vai ficar sabendo de tudo, certo?
Errado! Também foi um balde de água fria quando eu descobri isso. Mas estou aqui para te acalentar, e esclarecer que você vai sobreviver, e pode encontrar uma realidade alternativa muito cativante em Avonlea.
Anne com E x Anne de Green Gables e Anne da Ilha
Quando terminei de assistir a terceira temporada eu fiquei desesperada para ler os livros, e li os três primeiros da coleção de oito livros que narram a história da nossa querida Anne. Posso dizer que a série é baseada no primeiro livro: Anne de Green Gables e no terceiro livro Anne da Ilha. Vou pincelar um pouco do que acontece no enredo desses livros pra você. Em breve você vai poder ler um post com a resenha completa de cada um desses livros.
Em Anne de Green Gables nós vemos todo o início da trajetória da Anne, até ela completar seus dezesseis anos. Esse primeiro livro é absolutamente focado na Anne, nas suas aventuras e na sua incrível imaginação. Também conseguimos ver as suas amizades se formando, e como é divertido rir dos episódios atrapalhados em que a Anne se envolve. Acredito que a primeira e a segunda temporada passam mais o ar presente no primeiro livro da série.
Em Anne da Ilha, o terceiro livro da série, conseguimos sim ver como foi a estadia de Anne na faculdade e todas as dores e delícias deste período tão importante. Sem contar que a pitada de romance, que todos que assistem a série ficam envoltos só aparece finalmente neste livro, onde 'todo mundo' se casa e Anne nega cinco pedidos de casamento, sim meus queridos, CINCO! Nada mal pra uma ruivinha órfã, não é?
Resumidamente, Anne com E , realmente é uma adaptação dos livros, sendo fiel em muitos pontos, como na caracterização dos personagens, porém, foram inseridos diversos tópicos extremamente atuais, usando a história de Lucy Montgomery como cenário. São como dois universos paralelos, onde a gente vê os mesmos personagens tomando outros rumos, e as coisas se desenrolam de maneira diferente. Vamos conferir alguns assuntos exclusivos da série, pra quando você for ler os livros já saber o que não esperar encontrar por lá.
Anne com E, descubra o que você só encontra na Netflix
Infelizmente algumas pessoas e enredos nasceram e morreram exclusivamente na série. Mas, veja pelo lado bom, se você aprendeu algo com a Anne, é que existe muita margem para imaginação! Se você não assistiu a terceira temporada, cuidado com a chuva de spoiler!
Alguns personagens são exclusivos da série, assim como as temáticas abordadas. Como o Besh, a Mary, o Elija, e todo o elenco que aborda a temática sobre o racismo contra negros. Mas, na minha imaginação o Besh e a Mary tomaram a forma de outro casal muito querido pela Anne.
Cole, grande amigo da Anne, também é personagem exclusivo da série, mas, podemos até dizer que ele teve um final feliz! O tema sobre gênero e sexualidade que é representado por ele e pela Tia Josephine, também não são encontrados nos livros.
Pra mim, o pior foi o final da Kakwet. Anne seguiu sua vida, como se nada tivesse acontecido, e a nossa amiga índia permaneceu aprisionada naquele reformatório. Confesso que eu comecei a ler Anne de Green Gables querendo saber o que acontecia com ela, e foi uma grande decepção saber que ela não existe. Só a imaginação pra dizer o que aconteceu com ela, infelizmente a minha imaginação não prevê muita coisa boa.
Na terceira temporada vimos o romance de Jerry e Diana. Nos livros, o coitado do Jerry é apenas mencionado, não existe nadinha de romance entre eles. Por outro lado, a Diana dos livros toma decisões totalmente diferentes da série. Ela não seguiu o rumo acadêmico de Anne, e nem por conta disto a amizade entre elas foi abalada, isso foi algo que eu amei nos livros! Elas não precisaram tomar as mesmas escolhas pra continuar a amizade, e Anne abriu seu coração para novas grandes amigas, mas, claro, Diana sempre será A AMIGA!
Anne também não passa pelo conflito de querer buscar suas origens, porém, em Anne da Ilha ela também recebe um tesouro da sua mãe! Devo dizer que uma das coisas que eu mais lamentei por não haver nos livros foi a adoção oficial da Anne pelos Cuthbert, eu achei aquela cena linda! Nos livros, a Anne é simplesmente Anne Shirley e nada mais. Outra coisa que eu senti muita falta foi do jornal da escola! Aquele episódio sobre a liberdade de expressão foi belíssimo, e inesquecível.
Agora, por último e não menos importante, Gilbert Blythe! Botaram esse coitado pra sofrer na série, viu? Ficou órfão, trabalhou fora, penou bastante. Mesmo não sofrendo tanto assim nos livros, Gilbert sempre teve um caráter admirável, que nos faz sempre ficar na torcida pra que ele finalmente conquiste a Anne. Devo dizer que nos livros, a batalha do Gilbert pelo coração da Anne foi gigantesca! Na série eles resumiram muito todos os conflitos internos e amorosos da Anne, nos livros isso se arrasta por um bom tempo. Anne coração de pedra, eu diria! Pra vocês terem uma noção, Anne só aceita ser amiga do Gilbert quando ela tem dezesseis anos! E só corresponde as investidas dele depois de muito, muito tempo! Mas, nosso garoto não desiste fácil! Inclusive, Winifred, namorada de Gilbert, na série, é na verdade uma adaptação do que aconteceu com a própria Anne no terceiro livro, não vou explicar com mais detalhes pois já seria uma dose muito grande de spoiler.
Vale a pena ler os livros da Anne with an E ?
Sim! Sem dúvida! São livros incríveis! Nem posso mensurar o tamanho da minha satisfação, apego e reflexões que tirei desses livros, e o quanto que anseio ler os outros livros da série! Como havia dito, eu li os três primeiros livros: Anne de Green Gables, Anne de Avonlea e Anne da Ilha. Se você estiver saudoso da ruivinha tagarela que conquistou todo mundo, pode ter certeza que você vai se deliciar com os livros!
Estou ansiosa para ver o desenrolar do romance de Gilbert e Anne, já que ela vai trabalhar e ele continua estudando medicina, e boa parte do namoro será por cartas. Mas, devo ressaltar que os livros da Anne vão muito além de livros de Romance, Anne realmente vive sua vida e o romance faz parte, mas não é o principal.
Ainda não comecei a ler o quarto livro Anne de Windy Poplars pois não existe ainda a versão em português para o kindle, mas quem sabe eu vá me arriscando fazer uma leitura compassada em inglês (desafio grande, viu?)
Ufa! Então, consegui sanar sua curiosidade quanto a diferença de Anne with an E e Anne de Green Gables? Se tiver mais alguma coisa que eu esqueci, pode perguntar aqui nos comentários. Que tal começar AGORA a DEVORAR essa série de livros incríveis? Basta clicar AQUI que eu já deixei tudo separadinho na Amazon, só clicar e comprar, e uma porcentagem do valor vai pra mim, porém não sai nada mais caro para você, legal né? Não esquece de me dizer o que você está achando da leitura, um grande beijo, e até a próxima!
𝙿𝚘𝚡𝚊, 𝚙𝚘𝚍𝚎𝚖 𝚖𝚎 𝚓𝚞𝚕𝚐𝚊𝚛 𝚖𝚊𝚜 𝚊𝚜 𝚌𝚘𝚒𝚜𝚊𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚞 𝙼𝙰𝙸𝚂 𝙰𝙼𝙴𝙸, 𝚗̃𝚗𝚊̃𝚊̃𝚊𝚘 𝚝𝚎𝚖 𝚗𝚘 𝚕𝚒𝚟𝚛𝚘 𝚎 𝚎𝚞 𝚖𝚎𝚒𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚍𝚎𝚜𝚊𝚗𝚒𝚖𝚎𝚒 𝚍𝚎 𝚕𝚎̂𝚎-𝚕𝚘𝚜 𝚙𝚘𝚛 𝚌𝚊𝚞𝚜𝚊 𝚍𝚒𝚜𝚜𝚘. 𝚃𝚒𝚙𝚘, 𝙲𝙾𝙼𝙾 𝙽 𝚃𝙴𝙼 𝙰 𝙲𝙰𝚁𝚃𝙰 𝚀𝚄𝙴 𝙾 𝙶𝙸𝙻𝙱𝙴𝚁𝚃 𝙴𝚂𝙲𝚁𝙴𝚅𝙴𝚄 𝙿𝚁𝙰 𝙰𝙽𝙽𝙴? 𝙴 𝚘 𝙲𝚘𝚕𝚎?🥺🥺🥺🥺🥺 𝚙𝚘𝚍𝚎𝚖 𝚖𝚎 𝚡𝚒𝚗𝚐𝚊𝚛 𝚖𝚊𝚜 𝚎́𝚎 𝚊 𝚖𝚒𝚗𝚑𝚊 𝚘𝚙𝚒𝚗𝚒𝚊𝚘
alerta de spoiler
nos livros anne se casa com gilbert, ele ja medico, tem 6 filhos... e tenta manter acesa a chama do romance apos os varios anos de casamento
Priscila Vanderlei, estou com saudades de lê-los, capaz de eu começar novamente, e eu vi esses dias que outros livros foram lançados no formato Kindle! Estou quase mergulhando no mundo de Anne novamente!
Anderson Feitoza, é basicamente isso mesmo, porém a série cria uma espécie de outra realidade, os acontecimentos ocorrem de modo diferente. Mas podemos dizer que a narrativa do segundo livro foi completamente deixada de lado.
Estou lendo o 1° livro, concordo com tudo vc citou aí!! Tem coisas que estou sentindo falta nos livros e poxa pra que aquele sofrimento todo da Anne no primeiro episódio da série (Ela voltar p o orfanato só e etc...) Se nem existiu isso né?! Sofri tanto nesse momento, Afff Kkkkjkk
No mais estou adorando a leitura